sábado, 19 de maio de 2012

A história da IELI...



                             A história da Igreja Evangélica Luterana Independente – IELI, esta diretamente ligada à chegada de imigrantes pomeranos vindos da Pomerânia, região que pertencia a Prússia. A primeira leva de imigrantes embarcou no porto de Hamburgo em 31 de outubro de 1857, tendo eles chegado ao porto de Rio Grande em Janeiro do ano seguinte. Estes imigrantes foram assentados na Colônia São Lourenço atual município de São Lourenço do Sul-RS.  Há informações da chegada de imigrantes em São LeopoldoRS, por volta de 1824, mas estes eram em sua maioria alemães vindos de regiões da Alemanha.
 [...Os motivos que levaram milhares de imigrantes pomeranos a emigrar foram vários: a má situação econômica, a não subsistência das famílias nas pequenas propriedades que eram de 2 a 5 hectares apenas, o que resultou em miséria e fome; o desemprego provocado pela industrialização do país, em que uma máquina fazia o trabalho de muitos homens; guerras, cujas lembranças horríveis ainda se achavam bem vivas na memória de todos; o serviço militar obrigatório de três anos;  e o problema religioso entre os protestantes, que surgiu com um decreto-lei editado por Frederico Guilherme III, rei da Prússia, pelo qual a Igreja Luterana e a Igreja Reformada deviam unir-se, criando, assim, a Igreja Unida.
 A referida lei provocou enorme descontentamento entre os luteranos autênticos. A partir daquela data, eram eles obrigados a ceder seus templos aos membros da Igreja Reformada para neles realizarem os seus ofícios religiosos.
  Em muitos lugares, a unificação virou caso se polícia, tanto assim que, para os reformados poderem realizar os seus cultos nos templos dos luteranos, isso só era possível com a presença da polícia. Impotentes frente às forças policiais, comunidades inteiras de luteranos começaram a emigrar. E o fizeram para países onde vigorava a liberdade de livre expressão do pensamento e de cultos. ...]

  Logo que foram chegando ao novo país, os colonos imigrantes foram distribuídos e assentados em lotes pelo fundador da Colônia, Sr.: Jacó Rheingantz. Logo, houve a necessidade de construir escolas e como a maioria dos imigrantes eram luteranos; um local para realizar seus cultos. Nos prédios escolares realizavam-se todos os domingos os cultos. Pessoas de mais prestigio e cultas, eram indicadas para realizar as cerimônias religiosas e para servir como professor da escola.
  Com o passar dos anos, foram sendo construídos os templos das comunidades ao lado das escolas, pois Lutero sempre afirmava: “ ...ao lado da igreja, deve ter uma escola!...”
Todas as comunidades eram evangélicas luteranas. Muitas dessas comunidades se filiaram ao Sínodo-sul-rio-grandense, que mais tarde viria a formar a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, a IECLB. 
  Por volta do ano de 1900, a Igreja Luterana do Sínodo de Missouri nos Estados Unidos, enviou pastores para atender e formar comunidades luteranas. Estas comunidades formaram a Igreja Evangélica Luterana do Brasil, a IELB.
  Houve comunidades de imigrantes que não se filiaram a nenhuma das organizações sinodais que se formaram a partir de 1886. Elas preferiram continuar sendo comunidades livres. Sua luta por manter essa liberdade tem sua razão de ser e está relacionada a situações que haviam enfrentado na Pomerânia, território que pertencia a Prússia e que hoje faz parte da Polônia. Ali, a maior parte dos imigrantes havia estado na condição de servos do gleba. Eram escravos. O pastor e a igreja territorial representavam o latifundiário e o Estado e tinham função de polícia. Submeter-se, no Brasil, novamente a uma organização sinodal seria voltar à antiga condição. Por isso recusaram-se a filiar-se aos sínodos. No decorrer dos anos, contudo, muitas delas filiaram-se à IECLB ou à IELB.
  A maioria dessas comunidades estão concentradas no sul do Rio Grande do Sul. Com o passar dos anos, as comunidades livres foram perdendo um pouco da sua doutrina luterana, pois não havia nada que as pudesse unir. Houve a necessidade de organizar essas comunidades livres para que pudessem ter um “nome”, formando assim, uma nova denominação e podendo melhor conservar sua doutrina evangélica luterana.
  Assim surgiu a IGREJA  EVANGÉLICA  LUTERANA  INDEPENDENTE – IELI. A IELI é hoje, a terceira maior igreja luterana do Brasil. Com cerca de 60 mil membros distribuídos e mais de 70 congregações nos municípios de São Lourenço do Sul, Canguçu, Pelotas, Rio Grande, Arroio do Padre, Turuçu, Camaquã, Morro Redondo, Cerrito, ...
       Seu lema é:  “ CRISTO  PARA  O  MUNDO ! “
                                                                                      Pesquisa: Professor Juliano Timm

 Referências:                      
DREHER, Martinho Norberto. História do Povo Luterano. – São Leopoldo: Sinodal, 2005.
WILLE, Leopoldo. Pomeranos no sul do Rio Grande do Sul; trajetória, mitos, cultura. – Canoas. Ed. ULBRA, 2011.

Um comentário: